Embarcação de alta-performance que chega para atender demanda do mercado está no Boat Show de Itajaí

No Marina Itajaí Boat Show 2025, em meio a barcos motorizados, de cascos enormes e formatos inconfundíveis, há um simpático veleiro catamarã que tem atraído a atenção de diversos visitantes: o BV 21, produzido pela Bate Vento. A tradicional marca, que atua no mercado desde 1987, desenvolveu o modelo a partir da identificação de uma defasagem de catamarãs a vela desse porte na indústria.
À NÁUTICA, Sérgio Martins Marques, projetista do BV 21, revelou que a presença da marca no evento é uma grande oportunidade de expandir o nome da empresa na região, além, claro, de divulgar “um barco que a indústria naval de vela não fornece há muito tempo”.

É um catamarã de 21 pés que concorre com o preço de um jet– explica Sérgio
O BV 21, apresentado por R$ 140 mil, partiu de mãos que vão além da construção naval, e abraçam também o universo dos navegadores, velejadores e entusiastas desse tipo de embarcação, que participa de expedições e regatas. “Por isso fizemos este barco”, comentou Sérgio.
Teste você mesmo
Embora não seja um veleiro catamarã essencialmente de regatas — para que a marca consiga atingir um público maior — , o BV 21 é uma embarcação veloz, de alta-performance. Um “puro sangue” para essa finalidade, contudo, é viável, a partir de ajustes que envolvem diminuir o peso do barco, como maior uso do carbono na fabricação.

É um catamarã que pode levar quatro pessoas. O barco de regata é só um ou dois– compara Sérgio
O BV 21 chega feito por infusão, com reforços de carbono, por exemplo, no leme — 100% feito do material — e nas bolinas, além do mastro e retranca em alumínio e ligações em alumínio naval. Para Sérgio, trata-se de um modelo ideal para passeios durante o fim de semana, esporte e camping.

Caso precise, a embarcação pode carregar um motor auxiliar de 5 hp, além portar um mastro rebatível, que pode ser retirado, transportado e rebocado na estrada, uma vez que dispõe de largura permitida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Não é porque é um barquinho pequenininho, de preço mais acessível, que deixa de ser atração– destacou Sérgio
O BV 21 pode ser testado no próprio evento. Para garantir o passeio, basta visitar o Marina Itajaí Boat Show e agendar uma voltinha no estande da Bate Vento no shopping molhado do salão. Para além do BV 21, exibido na água, essa mesma área do shopping apresenta vídeos e folders dos modelos de catamarãs que não vieram até Itajaí, como as opções de 26, 36 e 43 pés da marca. O salão náutico segue até às 20h deste domingo (6).