Na foto uma Meko A-200 entregue à Marinha da África do Sul, modelo próximo ao que será construído em Itajaí.

Mais um passo importantíssimo foi dado ontem, sexta-feira (14), em direção à construção das fragatas para a Marinha do Brasil em Itajaí: foi inaugurado o escritório local da EMGEPRON (Empresa Gerencial de Projetos Navais). A empresa de caráter público é vinculada ao Ministério da Defesa, e representa ativamente a voz da Marinha do Brasil na elaboração e execução do Programa Classe Tamandaré na qual serão construídas as quatro fragatas. Participaram da cerimônia representantes da Marinha do Brasil, EMGEPRON e do Consórcio Águas Azuis, formado pelas empresas Thyssenkrupp Marine Systems, Embraer e Atech, entre outras autoridades.

A inauguração do escritório da EMGEPRON em Itajaí contou com representantes das empresas envolvidas na construção das fragatas e autoridades locais. Foto: Itajaí Participações S/A.

Recentemente, a Thyssenkrupp anunciou a aquisição do estaleiro Oceana em Itajaí do Grupo CBO. Com essa ação, a gigante alemã almeja muito além das fragatas para a Marinha do Brasil, abrindo portas para a construção em Itajaí de embarcações de defesa para clientes de toda a América do Sul. Além disso, a Thyssenkrupp já conta também com um escritório na cidade e já está montando seu time de líderes, contratando profissionais de diversas áreas, inclusive com alguns já trabalhando no desenvolvimento da construção das fragatas.

Fonte: Portal Itajaí Naval.