A embarcação C Atlas da Bram Offshore acaba de concluir a docagem de classe de 20 anos no Estaleiro Navship em Navegantes (SC). O C Atlas passou por intensos reparos na doca do estaleiro entre os meses de julho e agosto, e no momento já está em navegação de retorno para Fortaleza (CE).
Operando no nordeste brasileiro para a Petrobras, a embarcação atua como OSRV (Oil Spill Response Vessel). Sua função é dar uma resposta imediata em casos de vazamentos de óleo em alto mar, sendo capaz de identificar, conter e recolher todo o óleo que acidentalmente encontra-se na superfície da água. Para isso, o C Atlas lança um bote de serviço que conduz uma barreira flutuante que ‘cerca’ a mancha de óleo, que posteriormente é bombeada para os tanques da embarcação.

Construído no Estaleiro North American Shipbuilding nos Estados Unidos e entregue no ano 2000, a embarcação possui 57,91 metros de comprimento por 13,41 metros de boca. Sua propulsão é formada por dois azimutais Ulstein de 900 BHP cada impulsionados por dois motores diesel CAT 3512. Assim como o C Atlas, a Bram mantém em operação no Brasil como OSRV seus irmãos de série C Acclaim, C Admiral, C Aggressor e C Ambassador.
Fonte: Portal Itajaí Naval.