A italiana Azimut, maior fabricante de iates de luxo do mundo, colocará no mercado sua embarcação 100% brasileira — do desenvolvimento à fabricação, no estaleiro do grupo em Itajaí (SC). Batizado de Azimut Grande 25 Metri, o iate será o modelo de entrada para a categoria de embarques de grande porte, com 25 metros de comprimento e preço da ordem de R$ 45 milhões.

Até então, o menor dos barcos Grande era o de 27 metros — modelo já fabricado no Brasil, com preço na casa de R$ 60 milhões e que tem entre seus proprietários Cristiano Ronaldo.

— O novo modelo será produzido exclusivamente no Brasil, mas vendido em todo o mundo. O estaleiro local não deve nada aos quatro que temos na Itália — disse o italiano Francesco Caputo, CEO da Azimut Yachts Brasil, que apresentará o embarque neste fim de semana no Rio Boat Show. — Mais do que uma nova faixa de preço, o que ele oferece são características que atendem à demanda do cliente.

Em vez das cinco suítes do 27 Metri, o novo modelo tem quatro e pode ser tripulado por apenas duas pessoas.

—Muitos querem pilotar o próprio barco, e o 25 Metri ainda oferece essa possibilidade.

Falta de infraestrutura

 

O estaleiro em Itajaí tem capacidade para produzir até quatro unidades do novo iate por ano, mas Caputo pretende aumentar o ritmo para seis. A primeira só deve ser entregue em dezembro, mas cinco unidades já foram vendidas antes do lançamento — clientes que já tinham relacionamento com a marca tiveram acesso antecipado ao novo modelo.

— A alta carga tributária torna o mercado brasileiro de iates muito fechado. Mas a pandemia proporcionou um aumento da ordem de 50% na demanda. As pessoas entenderam que a vida não é eterna e pararam de postergar os sonhos. Isso trouxe novos compradores. Por isso investimos no Brasil — contorno o executivo, que lamenta, porém, a falta de infraestrutura para o turismo náutico: — Angra dos Reis é uma pérola única no mundo, mas não tem uma estruturada básica para atrair um público internacional. É uma pena.

O Azimut Grande 25 Metri tem terraço suspenso retrátil e opção de spa com jacuzzi no flybridge, espécie de terceiro andar. A embarcação é equipada com dois motores MAN V12 de 1800 HP e atinge velocidade máxima de 30 nós, com autonomia de 14 horas.