Representar as indústrias de construção e reparação naval da base territorial e lutar por melhorias, sempre atuando em defesa de seus interesses, promovendo um setor forte e competitivo no mercado.
Ser reconhecido como legítimo representante, líder e provedor de soluções para indústria de construção e reparação naval da base territorial.
União, mobilização, cooperação e ética empresarial são a base para sustentabilidade.
Em 26 de julho de 1993, era fundado o Sindicato das Industriais de Construção Naval de Itajaí e Navegantes. Assumiram então sua diretoria o Sr. Paulo Roberto Noronha Dutra como presidente, o Sr. Sérgio Lamarca Leite como secretário e o Sr. Leonézio Maccarini como tesoureiro.
Um dos motivos da constituição do SINCONAVIN, foi a crescente exploração da atividade de construção e reparo naval nos municípios de Itajaí e Navegantes, que já naquela época, ganhava espaço no cenário de construção naval nacional.
Com o advento de alterações da legislação, o sindicato em 31 de janeiro de 2008, teve que promover sua adaptação aos novos dispositivos legais, adotando novo estatuto.
Ao longo da história, o SINCONAVIN teve suma importância para a categoria, buscando fortalecer os laços entre as empresas do setor e buscando melhorias, tanto nos momentos difíceis, com a crise nacional do setor que resultou no fechamento de empresas de renome, como também nos momentos de crescimento e na instalação de novas empresas.
Atualmente o polo de construção e reparação naval de Itajaí e Navegantes é reconhecido no cenário nacional, pela solidez das empresas aqui instaladas, qualidade e compromisso na execução e entrega dos seus projetos.
Apesar das várias adversidades da exploração de uma atividade econômica, é possível afirmar que um setor industrial forte se faz com competência e União.