O setor Economia do Mar congrega os segmentos de Recursos Oceânicos, Indústria Naval, Alimentos do Mar, além de Portos e Transporte Marítimo. Os Recursos Oceânicos contemplam os produtos oriundos do mar, a preservação ambiental e os recursos minerais. No que se refere à Indústria Naval, esta abrange a construção náutica, construção naval e offshore, navipeças e reparo naval. Da mesma forma o segmento de Alimentos do Mar contempla a pesca, a aquicultura e o processamento do pescado, enquanto o último segmento se refere aos portos e aos transportes em ambiente marinho. A figura a seguir representa o setor:
Rota Estratégica Setorial
Após a realização de amplas pesquisas e debates com industriais e especialistas, chegamos na etapa de lançamento dos resultados da Rota Estratégica do setor de Economia do Mar. O caderno e o roadmap que você encontra a seguir apresentam fatores críticos de sucesso e as ações de curto, médio e longo prazo necessárias para o atingimento das visões.
Roadmap – Economia do Mar Lado A
Roadmap – Economia do Mar Lado B
Masterplan
O Masterplan, além de identificar as prioridades dentre as ações necessárias ao desenvolvimento dos setores industriais, pretende fazer convergir agendas e promover maior interação entre os envolvidos, favorecendo assim a proposição de projetos que permitam a superação dos pontos críticos que condicionaram o desenvolvimento e a competitividade da Indústria Catarinense.
Os especialistas do setor de Economia do Mar priorizaram os seguintes projetos:
Fonte: Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense
http://www4.fiescnet.com.br/pt/setores/economia-do-mar